Tema: FORMAR BEM PARA EDUCAR MELHOR: a qualificação pedagógica socialmente referenciada é uma tarefa de todos os educadores e educadoras do Brasil.
Tema: As relações humanas na ESCOLA SOCIALMENTE QUALIFICADA: a Pedagogia Humanizadora como teoria e prática da transformação educacional, superando a medicamentalização e a psicologização do fracasso do ensino.
Tema: A MUDANÇA ESCOLAR, A QUALIFICAÇÃO SOCIAL PEDAGÓGICA e MUDANÇAS CURRICULARES: filosofia e prática da transformação das escolas e dos processos de ensino e aprendizagem.
Tema: A FORMAÇÃO de PROFESSORES como prática permanente de qualificação social pedagógica continuada na perspectiva da Pedagogia Humanizadora.
Tema: A EMANCIPAÇÃO e MUDANÇA DA EDUCAÇÃO: a Educação Integral e a Educação Inclusiva como práticas de acolhimento e de efetivação de Direitos de Aprendizagem na Escola Básica superando as discriminações e preconceitos de raça e de gênero: a luta antirracista.
Tema: A QUALIDADE SOCIAL PEDAGÓGICA na ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR: tempos novos e metodologias inovadoras para aprender a ler e a escrever – Uma outra alfabetização é possível!
Tema: A TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR na Escola dos Direitos de Aprendizagem: Educação Para a Justiça e Educação em Direitos Humanos na Educação Básica.
Tema: A AVALIAÇÃO ESCOLAR na perspectiva da QUALIFICAÇÃO SOCIAL PEDAGÓGICA na Educação Humanizadora: a avaliação mediadora como prática promotora do sucesso escolar.
Tema: A QUALIFICAÇÃO SOCIALMENTE referenciada na Escola a partir da Gestão Escolar colegiada e participativa: o Acolhimento e a Humanização como práticas de gestão de relações humanas criativas.
Tema: O que é QUALIFICAÇÃO SOCIAL na Educação e na Escola? Cidades Que Educam, Educação para a Sustentabilidade e o Amor como princípio pedagógico e vivencial para a prática da cooperação e o reconhecimento da alteridade.