PREFÁCIO 2019


As sociedades modernas necessitam de um sistema educacional orgânico, universal e de qualidade, para sustentar os projetos culturais e econômicos que dizem respeito a todas as pessoas. Não há cidadania sem a compreensão cultural do pertencimento a uma determinada sociedade. A educação e a escola são as instituições responsáveis pela formação cultural e política das gerações de crianças e de jovens, que se integram e se sucedem na sociedade. Não há desenvolvimento econômico e social sem um consequente desenvolvimento educacional, universal e qualitativo.

O Brasil dispôs um projeto de desenvolvimento econômico, nas últimas décadas, que precisa de um igual e dinâmico desenvolvimento educacional e cultural, para ser sustentável e perene. Neste milênio buscamos constituir algumas destacadas matrizes jurídicas e alguns fundamentais determinantes curriculares para integrar o desenvolvimento econômico esperado com a plena oferta universal de uma escola para todos, socialmente qualificada. O PNE (Plano Nacional de Educação) de 2014 (Lei 13005/2014), a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/2015) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2017) são algumas das matrizes educacionais e jurídicas que foram conquistadas na trajetória recente da educação do Brasil. No entanto, tais diretrizes jurídicas e educacionais nasceram de diferentes universos sociais e políticos. Há diferentes projetos de sociedade que sustentam diversas e, muitas vezes, contraditórias, políticas educacionais nacionais. Essas contradições são pertinentes à dinâmica de uma sociedade diversa, pluralista e democrática. Os projetos políticos em disputa na base social configuram diferentes projetos em confronto na dinâmica educacional. Neste sentido, respeitando as diferenças, o CONAEDU 2019 objetiva debater a importante questão: Como deve ser pensado e socialmente produzido o melhor currículo para garantir a diversidade cultural e social das escolas de Educação Básica do Brasil? Ou ainda: qual o currículo que o Brasil precisa constituir como base para garantir a unidade e a diversidade das escolas, das regiões e dos sujeitos educativos de nosso grandioso País? Quais as metas do PNE que já foram parcialmente contempladas? Quais são os fundamentos filosóficos e políticos da BNCC de 2017? Quais são as similaridades e diferenças entre os conceitos de: “competências essenciais” e “direitos de aprendizagem”; como seria a organização do espaço pedagógico das escolas em vista das políticas de inclusão, das demandas pelas escolas de tempo integral, ao mesmo tempo em que se pretende garantir a igualdade das conquistas étnico-raciais e de igualdade na educação e na escola? Como formar crianças e jovens como protagonistas de suas aprendizagens? Quais seriam as práticas de gestão escolar necessárias para a construção de uma escola inclusiva e participativa? Qual seria o perfil do professor que esta escola necessitaria projetar?

Essas e outras tantas questões serão abordadas pelos mais destacados educadores e pesquisadores da educação no Brasil nesta esperada edição do CONAEDU 2019, o maior congresso digital de educação do brasil. O tema que nos inspira e motiva – O Currículo Comum Da Escola Para Todos – acentua duas grandes decisões e duas exigentes realidades para a plena construção de um sistema nacional de educação : o caráter comum, isto é, a base que deve fundamentar a unidade do currículo nacional, e a escola para todos, isto é, a democratização do acesso e a geração da qualidade da permanência de todas as crianças e jovens nas escolas do Brasil.

Os educadores, pesquisadores e palestrantes do CONAEDU 2019 prepararam as melhores reflexões e propostas, críticas e viáveis, democráticas e convidativas, teóricas e práticas, para a revitalização das dimensões educativas em construção no Brasil.

Os diversos temas das conferências singulares, articulados ao tema central do CONAEDU 2019, formam uma plataforma reflexiva e inspiradora sem igual na realidade educacional e escolar contemporânea do País. Os educadores, os professores e gestores, os trabalhadores da educação, em sua diversidade formativa e pluralidade de atuação escolar, os pesquisadores da educação básica e superior, as agências culturais e educacionais, os institutos de pesquisas e as universidades são convocados a pensar, a sonhar e a construir a educação e a escola que o Brasil precisa. Esta é a proposta temática do CONAEDU 2019, a urgente e promissora tarefa coletiva de construir, participativa e democraticamente, o currículo comum da escola para todos.

Venha participar do CONAEDU 2019! Essa quinta edição do maior congresso digital de educação do Brasil inicia-se, como tem sido todos os anos, no Dia do Professor - 15 de Outubro -, exatamente na data que quer homenagear o mais destacado protagonista da educação do Brasil. A formação continuada dos professores é uma tarefa que demanda integrar gestores esclarecidos e professores motivados. Participar do CONAEDU 2019 é investir em sua própria formação; significa acreditar que todos precisamos crescer, intelectual e didaticamente, para realizar nossa vocação humanista e cumprir nossa função social e cultural emancipatória.


Nosso conteúdo é considerado pelas mais respeitadas instituições de ensino do Brasil como um dos melhores para produzir transformações efetivas diante dos desafios que hoje se apresentam no dia a dia dos profissionais de educação.

Professor César Nunes – Curador