Suzana Montauriol

Suzana Montauriol, profunda conhecedora de seres encantados do universo infantil, especialista em fadas, assim como, na cultura da infância, acredita que a vida é um milagre que nos preenche nas relações profundas do sagrado; maravilhoso sagrado que está em cada movimento e seres deste planeta.
Em 1983, inicia sua carreira de professora de educação infantil no Rio de Janeiro e concomitantemente sua carreira de contadora de histórias, ingressa no movimento que se inicia no Rio de Janeiro, filia-se a Associação dos Contadores de Histórias do Rio e desenvolve vários trabalhos com renomados escritores brasileiros.

Em 1990, tendo fixado residência em Valinhos, interior de São Paulo, junto à Prefeitura de Valinhos, Suzana inicia um inédito trabalho de colocar na rede municipal de ensino o contador de história como agente mediador de incentivo à leitura. Com essa iniciativa, outras secretarias de educação municipal se interessaram pela proposta, iniciando, desta forma, um grande e vasto percurso de formação de contadores de histórias e mediadores de leitura por toda região metropolitana de Campinas, mais tarde estendendo-se para grande São Paulo e, após um programa literário junto à TV cultura de MG, seu trabalho foi estendido por todo território nacional.

Suzana é também Pedagoga, Psicopedagoga, Psicóloga Transpessoal, Arte-Educadora, Escritora, Poeta, Cantora, Atriz, Dramaturga, Produtora cultural além de Capacitadora na formação de educadores em geral e de Arte – Educadores no Grupo Seiva Arte-Educação e no Coletivo Aquarela, Idealizadora da UNIVIDA – Universidade da Vida – com cursos de aprofundamento na Antropologia da Infância e Idealizadora da Pós Graduação em Educação da Infância com ênfase na contação de histórias. Assessora projetos de Arte Educação junto à Petrobrás, e ao MinC ( Ministério da Cultura) em dois Pontões de Cultura na cidade de Campinas. Junto ao Pontão de Literatura “ O Livro na Roda” , Suzana ministra aulas no curso de extensão universitária na pareceria da ONG NHL e UNICAMP, é autora do projeto “Antropologia da Infância” ( uma metodologia Noética para a Educação) , que é desenvolvida na UNIVIDA, na ONG - Coletivo Aquarela de Educação Cultura e Arte e na Secretaria de Educação do Município de Louveira.

 

No dia 25 de maio de 2013 – Suzana foi Homenageada pela Pró Reitoria da UNICAMP , pelos seus 30 anos dedicados à Literatura, à formação de leitores, e ao encantamento das histórias.
Seus Cds:
1991 -Brinquedo Cantado – uma proposta de psicomotricidade para o desenvolvimento da criança. Teve os arranjos feitos pelo Maestro Luiz Antonio Karan
1992 - Ciranda Brasileira – uma pesquisa do cancioneiro popular e da cultura da infância em todo Brasil. Também com arranjos do Maestro Luiz Antonio Karan
2000 - Histórias do Imaginário -com histórias a pedidos de muitos professores que faziam seus cursos, na formação do contador de histórias.
2005 -Flor do Algodão – um projeto que homenageia sua mestra “ Bia Bedran”, quem lhe iniciou na carreira de Contadora de História, no Rio de Janeiro.
2012 -Programa de Criança – um projeto desenvolvido com a ONG Coletivo Aquarela em Campinas- SP.Produção e Arranjos de Carlos Rezendes
2013 -“Criança Levada (a sério)” - é uma Coletânea de seu trabalho ao longo de 30 anos de carreira de Contadora de Histórias, cantora, compositora e pesquisadora da cultura da infância em todo País. Produção e Arranjos de Carlos Rezendes
Seus Livros Publicados:
1. A Estória da História – Coleção 100 anos – editora Lince – SP – 1998
2. Amor-Tecendo Histórias do Imaginário – MEC – pela Prefeitura de Campinas – 2002
3. Mãe da Vida – Literatura Infantil – Ed Mundo - 2007
4. Criança Levada (a sério) – Ed Mundo 2013 – Petrobras
Seus Espetáculos Teatrais e Shows Literários:
Criação- Produção- Direção
• Espetáculo: “De Olho nas Penas” Criação e Adaptação do Livro de Ana Maria Machado
• (Crianças de 4a e 5a Séries).
• Espetáculo: “Onde tem Bruxa, tem Fada” Criação e Adaptação do Livro de Bartolomeu Campos Queirós. (Professoras da Rede Munic. De Campinas).
• Espetáculo: “E Viveram Felizes para Sempre” Criação e Adaptação do Livro - Feiurinha - Pedro Bandeira (Professoras da Rede Munic. de Campinas).
• Espetáculo: A Lenda de Tarumã = teatro de sombras = Criação e Adaptação do livro “O curumim que virou gigante” de Joel Rufino ( para O SEIVA = Sistema Educacional Interativo de Vivência Artística)
• Espetáculo: O Lobo no Xilindró do livro adaptação do livro “A verdadeira história dos três porquinhos” de Alex T. Lobo. ( para O SEIVA = Sistema Educacional Interativo de Vivência Artística)
• Espetáculo: Filhos da Terra = Criação Inspirada nas Cartilhas dos Jogos Ambientais da EMA = Embrapa = Teatro de bonecos patrocinado pela PETROBRÁS – para Embrapa Meio Ambiente – ganhou patrocínio da Petrobrás para apresentações em todo território nacional a partir de 2006 – Ganhou o Prêmio - no 4º BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO ( O 4º Benchmarking Ambiental Brasileiro reúne os melhores trabalhos de gestão ambiental corporativa do mundo)
• Mãe da Vida = Espetáculo de bonecos sobre meio ambiente
• Espetáculo: O Lugar mais bonito do mundo – criado para CCR – AutoBAn – tema: crianças desaparecidas.
• Espetáculo: O Menino Passarinho – História de baseada na vida de Santos Dumont traçando uma intertextualidade com a Lenda de Ícaro.
• Espetáculo: O Menino Marrom e os “MilTons” da África – teatro sobre a cultura Afro-Brasileira em parceria com ZIRALDO. ( Trilha sonora de Milton Nascimento)
• Espetáculo: A Verdadeira História – Criado para CCR AutoBAn – para ser exibido em Outubro de 2010 – tema: Democracia – eleição – voto – cidadania – política – criticidade.
• GranCircoLin = Espetáculo sobre o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente)
• CircoLando entre Cordéis e Histórias = Espetáculo de Circo, cordéis e Histórias
• Sarau Literário “ Mitos e Ritos” = poesias, música, histórias, lendas, cordéis.
• Contos do Universo Feminino = Um musical com poesias, histórias e contos sobre a mulher.
• Show Literário e Musical = “ Amor-Tecendo Histórias do Imaginário”
• Show Literário e Musical = “ Entrou por um Fio... Saiu por um Laço”
• Show Literário e Musical = “ Flor de Algodão”
• Show Literário e Musical = “ Meu Brasil é um Pião”
• Show Literário e Musical = “ Minha Vida é um Livro Aberto”
• Show Literário e Musical = “ Tecendo Monteiro Lobato”
Os Cursos e as Palestras Shows Ministradas por Suzana e Grupo Seiva Arte - Educação em todo Território Nacional :
1. Amor-Tecendo Histórias do Imaginário.
2. Deixamos de ser feto, para ser afeto na vida.
3. Criando... Brincando e Contando Histórias.
4. Fantasia... Mitos da Terra... Festas Populares... Brasil.
5. Desenvolvimento do Grafismo Infantil.
6. Brincando... Inventando e Teatrando.
7. Os Jogos e as Brincadeiras em Sala de Aula...
8. Brinquedo Cantado.
9. Entrou por um fio...Saiu por um Laço...Quem quiser que dê um abraço.
10. Criança Levada (a sério) Ressignificar para educar.
11. Antropologia da Infância